segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Protestos violentos em São Paulo contra a morte de um adolescente envolvendo PM

Saudações caríssimos internautas!

Entre uma ocupação e outra uma olhadinha nas mídias para ver o que está acontecendo e, infelizmente, mais uma vez a segurança pública é alvo de uma nova denúncia. Desta feita, um PM ao tentar fazer uma abordagem, segundo ele, faz um disparo acidental de pistola, que atinge o tórax de um adolescente, de 17 anos, que morre logo em seguida, na periferia de São Paulo.

E hoje, em represália, a capital do estado teve um dia bastante violento, que segundo a mídias sociais e imprensa, de modo geral, foi em virtude da morte do citado adolescente.

Quando falamos que as nossas polícias carecem de mais capacitação os governante não levam em conta, parecendo até que é necessário acontecer mais um desastre para que realmente eles se apercebam que é real um despreparo de nossos policiais.

Como falou em entrevista o Major, relações públicas da PMESP, em uma abordagem que não implica me perigo à vida do policial, a arma deve estar apontada para baixo, pelo menos, é o que a doutrina dos Direitos Humanos preconiza e, o que é ensinado nas nossas academias. Mas que quando se parte para a prática e, se é na periferia, a teoria muda um pouco.

Fica a deixa! Parece que estamos precisando repensar nossos conceitos!

Segue logo abaixo a matéria na íntegra!

28/10/2013 - 23h00

Cerca de 90 pessoas são detidas em protesto na zona norte de SP

PUBLICIDADE

DE SÃO PAULO


Ouvir o texto
Atualizado às 23h35.
Cerca de 90 pessoas foram detidas sob suspeita de participar de atos de vandalismo durante um protesto na zona norte de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, os detidos estão sendo levados ao 73º DP (Jaçanã).
Ao menos seis ônibus e três caminhões foram incendiados no início da noite na rodovia Fernão Dias e na Vila Medeiros. O ato, contra a morte de um adolescente por um policial militar, começou por volta das 18h.
Segundo a Polícia Militar, durante um saque a uma loja na avenida Milton Rocha, na Vila Medeiros, algumas pessoas estavam armadas e fizeram disparos de arma de fogo. Um pedestre foi atingido por um tiro e socorrido por policiais militares da Força Tática ao Hospital São Luis Gonzaga.
Manifestantes também obrigaram passageiros de um ônibus fretado a deixar o veículo. Houve saques a uma loja da região, segundo a Polícia Militar.
Imagens da TV Record mostraram um dos manifestantes dirigindo um caminhão-tanque na rodovia. Algumas pessoas subiram no veículo enquanto o homem o conduzia.
O autônomo Osvaldo Herculano, que trafegava pela Fernão Dias com direção a Mairiporã (Grande SP), diz que manifestantes tentaram parar seu carro, mas ele conseguiu fugir e estacionar em um posto de gasolina.
"Vi muitos carros sendo roubados", conta ele.
Por volta das 22h15, a pista nos dois sentidos permaneciam bloqueadas.
Segundo a Polícia Militar, a manifestação ocorreu em diversos pontos da Vila Medeiros e do Parque Edu Chaves. A PM também informou que uma loja foi arrombada e saqueada.
Fernando Donasci/Folhapress
Grupo coloca fogo em ônibus em protesto contra morte de adolescente na zona norte de São Paulo
Grupo coloca fogo em ônibus em protesto contra morte de adolescente na zona norte de São Paulo
ADOLESCENTE MORTO
O adolescente Douglas Rodrigues, 17, que foi morto no domingo (27) por um policial militar na Vila Medeiros. A morte gerou uma série de protestos no bairro com veículos incendiados e saques, ainda na noite de domingo.
A mãe do rapaz, Rossana de Souza, afirmou que o filho não entendeu o motivo de ter sido atingido. Ela diz que o adolescente chegou a questionar o PM: "por que o senhor atirou em mim?"
De acordo com a família, o garoto trabalhava em uma lanchonete. "Ele não tinha preguiça de trabalhar. Ele estudava. Estava no terceiro ano", disse a mãe.
O PM que matou Douglas foi preso e encaminhado para o presídio militar Romão Gomes, também na zona norte. Segundo a PM, ele vai responder por homicídio culposo (sem intenção de matar).
A Polícia Militar informou, em nota, que PMs atendiam uma ocorrência de perturbação do sossego na rua Bacurizinho com a avenida Mendes da Rocha, quando suspeitaram de dois rapazes e decidiram abordá-los.
"Por motivo a esclarecer", continua a PM, houve um "disparo acidental" da arma de um dos policiais, que atingiu um adolescente de 17 anos no tórax. Ele foi levado ao hospital do Jaçanã, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário