quinta-feira, 14 de março de 2013

Dados estatísticos sobre a segurança pública no RN

Saudações caríssimos internautas!

Excuse moi pour mon rotard sur la sécurité publique cette semaine...

De qualquer forma, trago a público novíssimas informações divulgadas pelo governo do estado sobre os crimes de homicídio, drogas e ações desenvolvidas no RN, no intuito de conter a escalada da violência.


O relatório foi produzido pelo setor de estatística da SESED, apontando diversos dados que são de relevância para adoção de políticas, necessariamente, na área da segurança pública, mas também em áreas sociais, visando o resgate social daqueles que vivem à margem da sociedade.

Nessa perspectiva, as estatísticas ratificam que o crime violento continua crescendo, embora no último ano, não tão rapidamente. Demonstram também, que as drogas, apesar do aumento do número de apreensões, continuam sendo um dos principais vetores do crime violento.

Nesse mesmo ponto de vista, é significativo registrar que as vítimas continuam sendo homens jovens, na faixa etária dos média de 20 anos, solteiros e que residem, em sua maioria nas zonas Norte e Oeste da capital.

Apesar de sermos o penúltimo estado do Nordeste em ocorrência de crime violento e a antepenúltima capital nessa modalidade de violência, a sensação para aumentar cada vez mais. Nesse aspecto, destacamos o desserviço   prestado por alguns veículos midiáticos, especialmente a TV, através de programas, eminentemente sensacionalistas, que como diria um professor da UFRN, se espremer sai sangue! Para um maior aprofundamento ver (SOUZA FILHO, 1995 e mais recentemente, SILVA, 2009).

Grosso modo fazemos a seguinte análise! Não adianta apenas a polícia continuar prendendo, pois não haverá presídios suficientes. Portanto, quanto mais se constrói presídio, sem na mesma proporção construirmos escolas, e de boa qualidade, de preferência em tempo integral, cada vez mais nossas crianças e adolescentes continuarão a ser cooptados pelas drogas (uma porta escancarada à marginalização)!

Como temos defendido aqui, é através da educação e cultura da paz que conseguiremos mudas esse estado de coisas.


Logo abaixo o link, através do qual se pode acessar o relatório na íntegra e tirar suas próprias conclusões.

http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/em-coletiva-governo-do-estado-apresenta-relatorio-estatistico-da-seguranca-publica/14393/

Para ver entrevista na Intertv Cabugi, com o presidente do Conselho Estadual do Direitos Humanos no RN, click no link abaixo da imagem.


http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/rntv-1edicao/videos/t/edicoes/v/rn-tem-aumento-de-criminalidade-e-sobe-quatro-posicoes-no-mapa-do-crime/2452939/


Referências:

SILVA,João Batista da. A violência policial militar e o contexto da formação
profissional: um estudo sobre a relação entre violência e educação no espaço da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. 2009. 129p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Disponível também neste link: 

SOUZA FILHO, Alípio de. Medo, mitos e castigos: notas sobre a pena de morte. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção questões de nossa época, vol.46).


À bientôt mes amis!


Um comentário:

  1. João, quanto tempo?! Achei seu blog super bacana! EStava a procura de informações sobre a segurança e sem querer cai no seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir