domingo, 9 de março de 2014

A falência da Educação de Jovens e Adultos

iBuenas tarde hermanos!

Depois do carnaval parece que o ano de fato vai começar (para alguns, no Brasil)! Sou daqueles que detesta frases prontas, mas que parede cair como uma luva essa aí acima (infelizmente). Tudo só parece efetivamente começar depois da festa mumesca (como diria um velho conhecido), mas temo que em ano de Copa do Mundo de Futebol, talvez tudo fique para depois dela!!!!

Depois de ver nos mais diversos meios midiáticos farras com dinheiro público, que poderia estar sendo investido em educação, saúde e segurança, por exemplo, foram jogados como confetes Brasil a fora. ( E pasmem teria sido pior caso Ministério Público não tivesse feito marcação pesada (para usar um jargão do futebol) nos nossos administradores....

Bom, mas o que gostaria de enfatizar, infelizmente, nesta postagem são os índices alarmantes que a EJA tem chegado no estado, seja em nível municipal (capital), ou estadual, em que a SEEC, nem mesmo dados oficiais tem!!

Vejamos logo abaixo a matéria e tiremos nossas próprias conclusões acerca do que necessitamos fazer para, efetivamente, conseguirmos motivar os jovens e adultos a matricularem-se e manterem-se nessa modalidade de ensino, que parece estar desfocada, como está visão da maioria de nossos gestores!!!



EJA em Natal tem evasão de 40%

Publicação: 09 de Março de 2014 às 00:00 | Comentários: 0
A+A-
Felipe Galdino - Repórter

O panorama não é considerado bom. O índice de evasão no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2013, atingiu 40% somente na rede pública de Natal. Salas de aula que começavam com 30, 40, 50 alunos terminaram o ano letivo com dez, oito, um só estudante. O fenômeno fez a Secretaria Municipal de Educação (SME) diminuir o número de turmas ofertadas para alunos EJA. De 28 escolas até 2013, o poder público local apresenta três unidades a menos, neste ano.

O cenário não agrada em nada a SME, que admite falhas na condução da EJA. O modelo municipal, que oferece aulas para turmas equivalentes ao Ensino Fundamental, apresentou em 2013 40% de evasão, segundo os dados apresentados pela SME. O número vale para turmas de níveis 1 e 2, equivalentes à faixa de ensino do 1º ao 5º períodos regulares da rede básica. No caso dos níveis 3 e 4 do EJA Municipal – 6º ao 9º ano regulares –, o abandono chegou a atingir 25%.

Se não bastasse o quadro de abandono por parte dos estudantes, também é percebido o fenômeno da queda no número de matrículas feitas em todo o sistema estadual, cenário já registrado nos últimos anos. Na rede municipal, o Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) aponta queda de quase 50% entre os dados coletados em 2003 e 2013. Já a Secretaria Estadual de Educação disse, através da assessoria, que não possui dados oficiais sobre o EJA no RN.

“Em 2010, 2011, 2012 e 2013 realmente há um acréscimo de evasões. O que percebemos é que infelizmente chegamos a essa situação. As turmas começam com 40 e terminam com oito, dez alunos. É uma realidade preocupante, e é por isso que este ano vamos reformular a EJA e vamos investir noutro modelo de assessoramento, outro modelo de formação e em algumas escolas já estamos mudando esse nosso modelo”, afirmou Ednice Peixoto, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SME.

As justificativas apontadas como causadoras da grande evasão e mesmo reprovação são muitas. Há aqueles que deixam a sala de aula para trabalhar, assim como os que se desmotivam pela não identificação com a metodologia de ensino apresentada pelos professores. Esse inclusive é apontado como um dos principais problemas para alavancar a EJA.

Os educadores possuem dois problemas nas mãos. Eles precisam conciliar um método de ensino que agrade a várias faixas etárias, a partir dos 15 anos até idosos. Outra dificuldade é fazer com que as aulas sejam atrativas. Segundo a educadora Cláudia Santa Rosa, os professores simplesmente apresentam a alunos de EJA o mesmo método de aulas aplicado para alunos do ensino regular.

“É muito frequente as pessoas não encontrarem encantamento com a escola ou a metodologia em sala de aula porque muitas vezes são replicadas as metodologias do ensino convencional, o que muitas vezes se desconecta dos interesses deles”, destacou.

Além da evasão, o índice de aprovação no EJA é muito baixo. Em 2012, segundo dados do Censo Escolar, algumas escolas de Natal teve índice de aprovação abaixo de 25%.

Soluções
Apesar do cenário difícil na EJA, a Secretaria Municipal de Educação (SME) afirma não ficar parada na busca pela recuperação do sistema que por muitas vezes – se não em todas elas – representa uma segunda chance para quem em algum momento da vida parou na caminhada pela educação básica.

“O diferencial é que neste ano estamos trabalhando para mudar a EJA”, pontuou a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SME, Ednice Peixoto. Segundo ela, atualmente o Município já apresenta programas pilotos que vêm trazendo bons resultados no sentido de “segurar” o aluno dentro de sala de aula e podem ser uma esperança de mudanças futuras.

Trata-se dos programas “Tecendo o Conhecimento” e o “Tecendo o Saber”, presentes no planejamento da pasta desde 2007. As escolas municipais Djalma Maranhão, Emanuel Bezerra e Otto de Brito Guerra, que entrou no programa neste ano, foram escolhidas como testes.

Não foram apresentados números concretos, mas a SME garante os bons resultados. “Percebemos que do ponto de vista da aprendizagem o resultado é significativo. O acompanhamento do aluno pelo professor é mais próximo e o índice de evasão é bem menor”, definiu a chefe do setor de EJA da SME, Edinara Menezes. Apesar do dito sucesso, o Município não pensa ainda em expandir o modelo para toda a capital.

Se não bastasse o quadro de abandono por parte dos estudantes, também é percebido o fenômeno da queda no número de matrículas feitas em todo o sistema estadual, cenário já registrado nos últimos anos. Na rede municipal, o Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) aponta queda de quase 50% entre os dados coletados em 2003 e 2013.

Fonte:
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/eja-em-natal-tem-evasao-de-40/276152. Acesso em: 09/Mar/2014.

Que tal um daqueles clips para nossa reflexão!


iSaludos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário