quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Saúde pública

Saudações a todos (as)!

Logo abaixo estamos replicando uma postagem muito interessante sobre saúde preventiva, postada no blog do Capitão Araújo. Vale apena conferir!

Saúde preventiva, esporte e lazer

Saudações internautas!

Conversando com os eleitores durante a campanha consegue-se captar quais são os verdadeiros anseios e demandas da sociedade.

Em 2010 o Jornal A Tribuna do Norte  noticiou que Natal era a cidade mais sedentária do país, conforme trecho da matéria abaixo:

"Natal é a cidade mais sedentária do País, segundo indicadores do Ministério da Saúde, com ênfase para as mulheres. Temos um grau de obesidade acima da nacional em virtude de questões nutricionais e do próprio sedentarismo. Infelizmente, somos a mais sedentárias das capitais brasileiras, segundo a ONG Corações Brasil em sua pesquisa anual. A frota de carros, grande para o tamanho da população e isso se explica pela deficiência no transporte público. Tudo isso interage com a situação".

Para ler a matéria na íntegra clique aqui.


Nesta postagem trataremos de uma das demandas percebidas - a saúde. Por este motivo apresetamos aqui uma proposta de projeto que incrementaria as atuais "academias da terceira idade", através de um núcleo interdisciplinar de profissionais que trabalhariam a problemática da saúde dos comunitários, por meio da prevenção e da prática de atividade física.

Nas nossas visitas percebemos que as citadas academias implantadas em alguns bairros de Natal foram muito bem recepcionadas pela população. Então, o aprimoramento desse programa seria o seguinte:

1. Em cada bairro de Natal, com população até 20 mil habitantes seria instalada uma academia da terceira idade (com incremento de mais equipamentos para população em geral);

2.Criação de um núcleo interdisciplinar de nominado de avaliação e acompanhamento básico de saúde, composto de:

a) 03 agentes de saúde;
b) 03 educadores físicos;
c) 03 nutricionistas; e
d) 03 psicólogos.

3. Construção da instalação física deste núcleo com infraestrutura básica para comportar esses profissionais;

4.Inicialmente o programa de "saúde preventiva" será mantido por dois anos por verba federal e o estado e município manteriam o programa; e por fim

5. Nos bairros com população acima de 20 mil habitantes, cada vez que duplicar o contigente populacional seria criado uma nova academia, composta de mais um núcleo e equipe interdisciplinar com número igual de profissionais.

Para uma segurança pública com cidadania vote!
Foto: Sou FICHA LIMPA. Acabei de saber que foi confirmada a homologação de minha candidatura a Deputado Estadual. Agora de fato e de direito sou candidato com o nº 44.555 - Capitão Araújo. Vote sério, vote com Segurança.


Referência:
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/natal-uma-cidade-sedentaria/158744. Acesso em 11/Set/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário