sábado, 19 de janeiro de 2013

Educação para segurança no trânsito potiguar

Saudações Carísismos internautas!

Como vocês têm percebido, em período de férias (muito embora eu esteja trabalhando a todo vapor!) estou fazendo apenas uma postagem semanal!

Desta feita, farei uma transcrição de uma matéria postada no blog do Comandante Geral da PMRN, a qual achamos muito interessante, e que, na medida que a Instituição for educativa e preventivamente a cultura quotidiana do potiguar, que gosta de apreciar uma caipirinha, cervejinha, dentre outras bebidas alcoólicas, gradivamente vai mudando!

Segue logo abaixo a transcrição que fala do funcionamento de etilotestes (descartáveis), que serão utilizados pela PMRN na Operação Verão, desencadeada, em todo litoral potiguar, durante esta estação do ano.

Bom verão, mas também muita cautela e tranquilidade no trânsito.


IMG_0259
“Ser obrigado a trabalhar, e obrigado a fazer o melhor possível, cria em você moderação e autocontrole, diligência e força de vontade, ânimo e satisfação, e cem outras virtudes que o preguiçoso nunca conhecerá.”Charles Kingsley
A Polícia Militar recebeu do DETRAN/RN esta semana 11 mil Etilotestes Químicos(Bafômetros Descartáveis), homologados pelo DENATRAN, para serem utilizados de forma educativa em barreiras de trânsito, realizadas nas rodovias estaduais.
O Etiloteste é um instrumento de natureza preventivacomposto por um balão e um teste, destinado a identificar a presença de etanol no ar expirado, para ser distribuído aos motoristas em blitz de trânsito, a fim de que possam avaliar a taxa do limite legal, antes de dirigir seu veículo.
Para utilizar o kit deve-se seguir as seguintes instruções:
  1. Retirar o tubo teste do balão e observar se o reagente apresenta-se completamente amarelo;
  2. Pressionar as duas extremidades do tubo teste até encobrir o pontilhado;
  3. Inserir totalmente a extremidade azul do teste no bocal (azul com azul);
  4. Soprar continua e lentamente, de uma só vez, até encher o balão completamente;
  5. Pressionar o balão lentamente até esvaziá-lo completamente pela cápsula.
Para fazer a leitura do resultado, aguarde que a reação química se desenvolva por 2 minutos para interpretar corretamente o teste. A permanência da coloração amarela do teste indica a ausência de álcool – resultado negativo.
IMG_0262
Caso os cristais do teste alterem sua cor para verde, existe a indicação da presença de álcool – resultado positivo:
  1. Coloração verde até o anel central: mais de 0,1 mg/l;
  2. Se a coloração verde ultrapassar o anel central: 0,3 mg/l ou mais.
Evite que o etiloteste químico permaneça armazenado em ambiente comtemperatura maior que 40o ou que fique exposto a luz excessiva e sempre verifique a validade do teste, gravada na embalagem externa do produto.
IMG_0259000
Fonte:http://cmtgeralpmrn.com/

Para finalizar, como de praxe, um samba dos ano 70 do século passado, com Elizeth Cardoso: "Eu bebo sim..."
No caso do trânsito é sempre bom lembrar: SE BEBER NÃO DIRIJA!

À bientôt mes amis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário