domingo, 29 de junho de 2014

E o legado da Copa para Natal????

iBuenos días internautas!


Pronto!Demos nossa contribuição para a Copa de Mundo de Futebol 2014... e agora? Qual o saldo para nós natalenses que já finalizamos nossa participação, pelo menos no que se refere aos jogos aqui na terrinha do sol, visto, que continuamos torcendo para a seleção brasileira permanecer na disputa pelo
título, e também, porque continua armado o espaço Fifa Fan Fest, para turistas e potiguares aproveitarem diversas apresentações artísticas nas praia do Forte, até o último dia de jogo.
Decoração e Fan Fest seguem até o dia 13 de julho

Dito isto, trago alguns dados, parciais, do que foi a segurança pública, saúde e mobilidade aqui em Natal, a partir de algumas informações dos respectivos órgãos. Segundo  o titular da pasta da segurança pública do estado, os índices de homicídios caíram pela metade no período dos jogos na capital potiguar. Como legado imaterial ficamos (palavras do atual secretário) com a integração e interação de todos os órgãos de segurança e forças armadas, bem como a capacitação dos integrantes da secretaria que trabalharam na Copa. E por fim, uma estrutura denominada centro integrado de comando, veículos de duas e quatro rodas, armamento (letal e com baixa letalidade) equipamentos de proteção individual, delegacia móvel, simulador de tiro, imageador aéreo, entre outros...

Entre mortos e feridos destaco o empenho e a seriedade de todos o profissionais que trabalharam e ainda estão trabalhando no evento. Homens e mulheres incansáveis que apesar de toda adversidade conseguiram mostrar uma Natal tranquila e hospitaleira. Não desconsidero, entretanto, como enfatizei na postagem anterior essa mistica que toma conta de todos (uma parcela significativa) dos brasileiros quando o assunto é futebol, e, sobretudo, Copa do Mundo, pois o que notamos foi uma certa trégua nos conflitos cotidianos que temos, não os espaços preparados para os turista, mas nas periferias de Natal, onde, recorrentemente, são assassinadas pessoas, principalmente por questões relativas às drogas, quer sejam, disputa pelo poder, ou dívidas, ou ainda, simplesmente entraves entre o processo de comercialização.

Ademais, ratificamos, doravante temos uma divida, contraída pelo estado por meio de uma PPP com a OAS (empresa responsável pela construção do Arena) de mais de 10 milhões mensais, até 2022!

Arena das Dunas volta a receber jogos no dia 15 de julho

Sem a pretensão de me alongar, deixo abaixo uma reportagem sobre a temática para que possamos tirar algumas conclusões!


A+A-
Roberto Lucenarepórter

O apito final do juiz  mexicano Marco Rodriguez decretando o fim da partida entre as seleções de Uruguai e Itália serviu também para decretar o início do período de  contagem dos benefícios e melhorias aportadas no Rio Grande do Norte juntamente com a Copa do Mundo. Durante a última semana, a imprensa foi convocada pelo menos três vezes para registrar balanços positivos de áreas como segurança, turismo e segurança pública.

A Arena das Dunas – palco de quatro jogos durante a primeira fase do Mundial – saiu de cena na última terça-feira, dia 24, e abriu espaço para que os natalenses se perguntem: e agora, o que fica de legado? A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com gestores públicos, verificou dados e elenca alguns números referentes às obras prometidas com o advento da Copa e quais as expectativas para os próximos dias.

Emanuel AmaralSegurança: Natal ganhou Centro Integrado de ComandoSegurança: Natal ganhou Centro Integrado de Comando

Segurança

Os representantes dos órgãos responsáveis pela defesa e segurança pública apresentaram, na última quinta-feira, dia 26, um balanço das ações realizadas durante os doze dias de evento na capital potiguar. De acordo com a Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN), Natal foi, dentre as cidades-sede, a capital mais segura na primeira fase do Mundial no Brasil.

Apesar da afirmação, a cúpula de segurança pública ainda não disponibilizou todos os números referentes às estatísticas que justifiquem o posto de “cidade mais segura”. A secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) está consolidando os números e deve apresentá-los nesta semana. 

Para ver na íntegra clique aqui.



Fontes:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/fim-do-jogo-hora-do-apurado/286270. Acesso em: 28/Jun/2014.

iSaludos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário