sábado, 14 de junho de 2014

O que podemos pensar acerca da Copa no Brasil?

Saudações Caríssimos (as) internautas!

Depois de uma longa ausência, em virtude de várias capacitações que participamos na reta final de preparação para a Copa do Mundo de Futebol - 2014, aqui no Brasil, estamos de volta para novas postagens.

Nos primeiros dias desse evento mundial tivemos de tudo, desde os tão esperados protestos de rua, nas principais capitais do país, a patética abertura da Copa (com grandes representantes da música brasileira (simplesmente hilário) - até os inesperados xingamentos à presidente Dilma - que diga-se de passagem, não ficou muito bem para mostramos para o mundo a "democracia" que vivemos. Afinal de contas, como diz a velha máxima popular: roupa suja selava em casa!

Gostaria de inicial meus primeiros comentários pela impressão que tive da abertura do evento. Milhares de pessoas já comentaram nas redes sociais a escolha de uma coreógrafa belga para dirigir a apresentação - esse eu dispenso comentários, simplesmente no word! Será que somos tão incompetentes assim, com toda nossa veia artística, pela qual somos conhecidos mundialmente! Não teríamos ninguém que pudesse produzir um espetáculo???


E o que dizer dos artistas convidados!

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L79sKtUXk6o. Acesso em 14/Jun/2014.

A mais pura expressão da música brasileira. Inimaginável como a FIFA pode interferir em um país onde é realizado o evento. Aonde está nossa musicalidade, nossa mistura musical - Não irei citar ninguém, mas nos quatros cantos desse nosso imenso rincão certamente teríamos melhores representantes, inclusive, da Bahia!


Por fim, trago uma pequena abordagem sobre as mobilizações que ocorreram nas principais cidades sedes, que apesar de pequenas, como afirmam alguns analistas, ou ainda, um determinado segmento da mídia que tenta minimizar os protestos, creio que foram deveras significativos, principalmente, levando em consideração que a FIFA, literalmente, rasgou as leis brasileiras, quando proibiu as pessoas de frequentarem determinados espaços públicos, porque não tinham passe-livre ou ingressos para adentrar a um estádio de futebol!! Vejam abaixo uma análise parcial dos protestos à luz da SENASP/MJ


O que é importante destacar dessas mobilizações é que, obviamente, não se vai parar um evento dessa magnitude, mas que uma parcela da sociedade brasileira não está aquém do que está por trás de tudo, com obras superfaturadas e inacabadas, recursos públicos que deveriam estar sendo utilizados nas infraestrutura do país, simplesmente subvencionou empreiteiras para construir obras faraônicas, que certamente se tornarão elefantes brancos, como é o caso de muitas dessas cidades sedes, onde os times de futebol não levam  nem 50% da capacidade de público aos estádios recém-construídos, em dias de finais de campeonatos.

Para mais informações sobre protestos siga o link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1469304-manifestantes-saem-as-ruas-das-capitais-contra-a-copa-do-mundo.shtml. Acesso em 14/Jun/2014.

Para finalizar, o tão alardeado legado da Copa, esse ainda estou esperando - pois de infraestrutura e mobilidade urbana aqui em Natal ainda não chegou!!!!! Por aqui só deslizamento de terra e asfalto mal feito cedendo.....

Ad sumus!

Para saber um pouco mais sobre movimentos sociais indico:

GOHN, Maria da Glória. Sociologia dos Movimentos Sociais - São Paulo, Editora Cortez, 2013. Questões da Nossa Época - Vol. 47

Nenhum comentário:

Postar um comentário