terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Retomando o assunto das drogas no Brasil!!!

Saudações Caríssimos Internautas!!

Depois de alguns dias sem postagens, no período festivo, de final do ano, estamos em pleno vapor no que concerne à preparação para recapacitação dos Operadores de Seguração de todo o país, com foco, principalmente, à Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e às Olimpíadas, de 2016, conforme deixamos postado neste Blog, por, aproximadamente  três semanas, todos os pré-requisitos que os PMs deste estado deveriam preenchem para se candidatar a tornarem-se Multiplicadores, Especialistas, ou ainda Operadores, detentores do Certificado Copa.

Todavia, a ênfase desta postagem é um dos males que mais assola a população mundial - as drogas, sejam lícitas ou ilícitas. As primeiras, ceifaram centenas de vidas, por ocasião dos festejos do réveillon. Só no RN foram mais de 30 acidentes, com quase 700 notificações aplicadas pela PRF conforme: http://www.nominuto.com/noticias/policia/prf-registra-30-acidentes-e-multa-696-condutores-no-reveillon/80454/.

No que tange às segundas, temos postado algumas matérias e estudos realizados no país e no exterior, buscando vencer essa batalha, a qual se torna mortal, tanto pela dependência que causa, bem como e, principalmente, pela violência que é desencadeada, no processo de produção e comercialização. (Para não nos tornarmos redundante, outras postagens podem ser acessadas, nesse mesmo endereço, que esclarecem e esmiúçam tais especificidades. Um dos mais interessantes e, teoricamente embasados é o vídeo documentário do ex-presidente FHC). 

Logo abaixo segue uma matéria da Folha de São Paulo que publiciza a inoperância e/ou a ineficácia de medidas que têm o cunho, eminentemente, repressivo de enfrentamento dessa problemática social. A reportagem em comento, dar conta de que, mesmo após a ação da PMESP ter esvaziado a "Cracolândia", local no centro de São Paulo, utilizado por traficantes e viciados, principalmente em crack, o consumo continua acontecendo à luz do dia, pois os dependentes sem um apoio especializado e um local adequado para seu tratamento são incapazes de livrar-se do vício. Vale a pena conferir!

10/01/2012 - 08h42

Cracolândia ainda tem tráfico à luz do dia




Hoje na FolhaQuase uma semana depois de a PM deflagrar a operação na cracolândia, no centro de São Paulo, traficantes ainda atuam à luz do dia na região.



Nesta segunda-feira (9), por volta das 11h, a reportagem flagrou um grupo de pessoas vendendo e consumindo crack no cruzamento das ruas Guaianases e Aurora, mesmo com a região ocupada por mais de cem homens da PM e da Guarda Civil Metropolitana.
Danilo Verpa-9.jan.12/Folhapress
Policial militar de moto intimida usuários de crack na esquina das ruas Guaianazes e Aurora, no centro de São Paulo
Policial militar de moto intimida usuários de crack na esquina das ruas Guaianases e Aurora, no centro de SP

Até agora, a operação iniciada na semana passada conseguiu retirar de circulação menos de meio quilo de crack (428 gramas). Isso daria, segundo especialistas, para o consumo de apenas um dia na cracolândia...




Conforme já asseveramos em outras oportunidades, é forçoso que ações combinadas sejam implementadas, que mesclem atuação policial com tratamento dos dependentes. Como a própria matéria aponta, com a abertura de uma unidade de tratamento da prefeitura de São Paulo, com capacidade para 1.200 pessoas, que começará a aperar esse mês, pode ser um saída viável a longo prazo. 


Noutra perspectiva, medidas mais ousadas como outros países defendem e aplicam, como Holanda e Canadá, podem  ser analisadas. Uma delas é a criação de áreas públicas para consumo, onde o dependente está livre da violência dos traficantes e também do Estado (conforme Pierre Bourdieu, 1978, aqui já discutido), pois têm assistência de pára-médicos, ficando livres de uma contaminação de HIV, por siringas contaminadas e também de uma overdose, pois àqueles agentes do Estado disponibilizam siringas e antídoto.

Mais uma vez, esclarecemos que não se trata de apologia, mas de esclarecimento e compreensão de que esse problema, é muito mais de saúde pública, que policial...

Veja esse vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões!


E então o que achou? Agora uma mensagem mais poética da banda gospel Catedral, que também fala acerca das drogas!



Je vous embrasse!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário