segunda-feira, 11 de junho de 2012

Etnografia, jornalismo, música e muito mais...

Saudações internautas!


Geralmente não estou habituado a postar at the begining of the week, mas me senti extremamente motivado, pois dando um giro pelos Blog que sigo vi que nossos interlocutores têm ficando encantados com o poder deste meio de comunicação. In fact, it's really amazing! What you think about?


Como enfatiza o título da postagem, gostaria de falar acerca de dois excelente livros que leio no momento.
 The first one is: Junto e misturado: uma etnografia sobre o PCC, de Karina Biondi.

JUNTO E MISTURADO: UMA ETNOGRAFIA DO PCC“As principais avenidas de São Paulo nunca estão desertas. Não posso enumerar os motivos que levam as pessoas a ganharem as ruas durante a madrugada, mas um deles conheço bem: é o dia de visita nas cadeias”

Com estas palavras, a antropóloga Karina Biondi inicia sua obra e conduz o leitor por um universo pouco conhecido, controverso e impossível de ser ignorado: o do Primeiro Comando da Capital, ou PCC, e sua história, modo de funcionamento, ética e organização política. Karina teve acesso às informações e descrições contidas neste livro como resultado de uma reunião de papéis tão rica quanto peculiar: o de antropóloga e o de esposa de detento – seu marido foi inocentado depois de seis anos de prisão, e durante esses seis anos ela o visitou semanalmente em diversas cadeias do estado de São Paulo, quando desenvolveu seu mestrado. Desta forma, por meio do relato de presos, da sua própria experiência entre os muros da prisão e dos instrumentos da etnografia, sustenta esta narrativa hábil e de forte rigor científico.

And the second one is: 1968: o que fizemos de nós?




Quarenta anos depois das barricadas de Paris, das manifestações contra a Guerra do Vietnam, da Passeata dos Cem Mil e do AI-5, o escritor e jornalista Zuenir Ventura retorna a 1968 para, a partir daí, investigar o que restou da herança do mais polêmico ano do século XX. '1968 - O que fizemos de nós', o novo livro de Zuenir Ventura, parece reunir os mesmos ingredientes que transformaram '1968 - O ano que não terminou' num clássico da história do jornalismo brasileiro. Como se isso não bastasse, o novo livro conta com depoimentos inéditos de Caetano Veloso, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Fernando Gabeira, Franklin Martins, entre outros.


E para os que querem dar uma lida rápida mas o money está curto segue logo abaixo um link do Estadão onde está disponível on line um capítulo do livro do Zuenir Ventura:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,leia-capitulo-do-livro-1968--o-que-fizemos-de-nos,164219,0.htm

I hope that you have realy enjoyed!  Faremos outras postagens nesse sentido!






E fiquem com a belíssima canção de Cátia de França " Ponta do Seixas".


Have a nice week. See you soon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário