terça-feira, 25 de setembro de 2012

MJ/SENASP realizam encontro de revisão da Matriz Curricular Nacional


Saudações Caríssimos!

Apresentamos nossas escusas em face de nossa ausência, mas de antemão informamos que o afastamento foi em prol da causa da construção de uma Segurança Pública com qualidade e profissionalismo, tão almejados, tanto pela sociedade brasileira, mas também e, sobretudo pelos profissionais de segurança pública.

 
PMRN designa Oficial para participar do Encontro de Revisão da Matriz Curricular Nacional - MCN, realizado pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, no período de 17 a 21 de setembro do corrente, em Brasília.
O referido evento contou com oficiais, delegados e pedagogos dos órgãos de ensino da segurança pública de todas as unidades federativas, os quais, conjuntamente, e divididos em grupos de trabalho contribuíram para inclusão, retirada e/ou reformulação das disciplinas constantes nas 08 (oito) áreas temáticas da MCN, que segue em anexo.
(Major BMRN Santos Lima e Cap PMRN Batista)

A partir dos trabalhos desenvolvidos, deliberou-se que a nova MCN ainda passará por avaliação de professores conteudistas, pertencentes às Instituições Estaduais de Segurança Pública – IESP, de todo o país,  e que será brevemente lançada versão oficial do documento em epígrafe, o qual desde 2003, já é o norte filósofo-pedagógico do processo ensino-aprendizagem da segurança pública brasileira, devendo ser difundida, integralmente, como núcleo básico formativo para todos os operadores de segurança pública. Acrescenta-se, contudo, que as especificidades de cada região ou estado, julgadas pertinentes pelas IESP deverão ser acrescidas à referida Matriz.

  A Matriz Curricular Nacional abrange:
         Princípios
         Eixos da Formação Policial
         Competências e Habilidades 
         Malha Curricular 
         Metodologia

n  Princípios Éticos
n  Compatibilidade entre DH e eficiência policial
n  Compreensão das diferenças
n  Princípios Educacionais
n  Flexibilidade, diversificação e transformação
n  Abrangência e capilaridade
n  Qualidade e atualização permanente
n  Articulação, continuidade e regularidade
n  Princípios  Didáticos Pedagógicos
n  Valorização do conhecimento anterior
n  Universalidade
n  Interdisiciplinaridade, transversalidade e reconstrução dos saberes
n       Eixos da Formação
n  Legal
n  Técnico
n  Ético
n  Competências e Habilidades 
n Saber (pensar)
n Saber ser (sentir)
n Saber fazer (agir)
n Malhar curricular
n Núcleo básico
n Metodologias
n Desenvolvimento das Competências cognitivas, operativas e afetivas
n Transversalidade dos Direitos Humanos
n Conteúdos como meio (possibilidade de construírem outros conteúdos)
n Prática de ensino problematizadora que promovam a reflexão
n Intencionalidade, intervenção e Feedback


MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública
SCN Q. 6, Torre. A, Sala 102,  Ed. Venâncio 3000 Cep: 70716-900 – Brasília/DF
Telefone: (61) 2025-8985 Fax: (61) 2025-9262

Revisão da Matriz Curricular Nacional 2012
Propostas das Novas Malhas Curriculares (versão em estudo)

1.  Malha Curricular Polícia Civil e Polícia Militar[1]
ÁREAS TEMÁTICAS DA MATRIZ
DISCIPLINAS
OBSERVAÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHOS REALIZADOS EM 2011
I
Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública
Estado, Segurança Pública e Complexidade Social
A inclusão dessa disciplina possibilitará abordar o contexto da América Latina, do Brasil e exigência do enfoque da polícia cidadã.

Sistema de Segurança Pública no Brasil


Fundamentos da Gestão Pública
Acrescentar no conteúdo noções de Gestão por Competência/ Gestão por Resultados.

Fundamentos de Gestão Integrada e Comunitária


II
Violência, Crime e Controle Social
Abordagem Sócio-Psicológica da Violência e do Crime


Criminologia Aplicada à Segurança Pública


Análise de Cenários e Riscos


III
Conhecimento Jurídico

Fundamentos Jurídicos da Atividade Policial
Retirar o termo cultura da área e modificar o nome da disciplina.

IV
Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos
Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos


Resolução de Problemas e Tomada de Decisão


Gerenciamento Integrado de Crises e Desastres


V
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador
Relações Humanas ou Interpessoais


Saúde e Segurança Aplicada ao Trabalho
Prevenção e uso indevido de drogas lícitas e ilícitas;
Saúde e Psicologia das Emergências;
Valorização profissional – compreensão do papel social;
Uso do EPI.

Treinamento Físico




VI
Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública
Língua e Comunicação
Incluir no conteúdo comunicação com a mídia, enfatizando o sigilo à luz do CPP.
Documentação Técnica
Redação Técnica;
Documentos, Formulários;
O&M.
Tecnologias e Sistemas Informatizados
O conteúdo da disciplina telecomunicações seria abordado nessa nova disciplina, juntamente com Sistemas Informatizados.
Gestão da Informação

Inteligência Policial

VII
Cultura, Cotidiano e Prática Reflexiva
Direitos Humanos
Esta disciplina seria colocada nessa área e seu conteúdo deverá ser revisto para torná-lo mais operacional.
Inserir as temáticas dos grupos vulneráveis.
Enfoque para o profissional, seus familiares e das vítimas de crimes.
Ética e Cidadania

*Diversidade Étnico-sócio-cultural
As questões de promoção da igualdade racial serão estudadas nessa disciplina.
Qualidade em Serviço
Essa disciplina será incluída com os seguintes objetivos:
- Sensibilizar o profissional de segurança pública sobre a importância da prestação de serviços de qualidade, por meio da institucionalização dos seus princípios, com ênfase na participação das pessoas;
-Inserir como conteúdo a importância da apresentação pessoal, bem como verbalização correta;
- apoiar o processo de mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial, fortalecendo a delegação de competências, o atendimento humanizado ao cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a definição clara de objetivos, a motivação dos profissionais e o controle de resultados.
Vida Institucional
Dar ênfase na instrução do profissional sobre a organização da estrutura da sua instituição e nos princípios de disciplina e hierarquia.
Abordagem psicológica.
Cultura organizacional, valores institucionais.
**Raciocínio Profissional
Abordar as competências de números: 31 a 39, 42, 43, 58, 59, 61, 62, 63, 61., 49, 50, 66, 66.


VIII
Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública
Estatística Aplicada

Introdução à Análise Criminal

Preservação e Valorização da Prova
 Inserir como conteúdo o conceito e procedimentos inerentes à cadeia de custódia.
Atendimento Pré-Hospitalar
Esta disciplina mudaria de nome para abranger novos conteúdos voltados às necessidades trazidas pelas catástrofes e grandes eventos.
Uso Diferenciado da Força
A ementa dessa disciplina deverá ser revista em atendimento a Portaria Interministerial no. 4.226 de 31 de dezembro de 2010.
Defesa Pessoal

Abordagem
Pessoas (rotina, suspeito e criminoso);
Veículos;
Locais;
Equipamentos;
Comunicação e tratamento humanizado.
Direção Defensiva

Prevenção de Crimes: fundamentos, planejamento e implementação
Disciplina de caráter técnico que trata: (i) dos princípios e fundamentos da prevenção criminal no âmbito da segurança pública; (ii) das modernas e principais abordagens prevencionais contra o crime, a violência e a desordem; (iii) princípios, técnicas e mecanismos de planejamento, implementação e avaliação de programas, projetos e ações de prevenção.



[1] Validada pelo grupo avaliativo em 08/02/2011.

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