Saudações Caríssimos!
Apresentamos nossas escusas em face de nossa ausência, mas de antemão informamos que o afastamento foi em prol da causa da construção de uma Segurança Pública com qualidade e profissionalismo, tão almejados, tanto pela sociedade brasileira, mas também e, sobretudo pelos profissionais de segurança pública.
PMRN designa Oficial para participar do Encontro
de Revisão da Matriz Curricular Nacional - MCN, realizado pelo Ministério da
Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, no
período de 17 a 21 de setembro do corrente, em Brasília.
O referido evento contou com oficiais, delegados e
pedagogos dos órgãos de ensino da segurança pública de todas as unidades
federativas, os quais, conjuntamente, e divididos em grupos de trabalho
contribuíram para inclusão, retirada e/ou reformulação das disciplinas
constantes nas 08 (oito) áreas temáticas da MCN, que segue em anexo.
(Major BMRN Santos Lima e Cap PMRN Batista)
A partir dos trabalhos desenvolvidos, deliberou-se
que a nova MCN ainda passará por avaliação de professores conteudistas,
pertencentes às Instituições Estaduais de Segurança Pública – IESP, de todo o
país,  e que será brevemente lançada
versão oficial do documento em epígrafe, o qual desde 2003, já é o norte filósofo-pedagógico
do processo ensino-aprendizagem da segurança pública brasileira, devendo ser
difundida, integralmente, como núcleo básico formativo para todos os operadores
de segurança pública. Acrescenta-se, contudo, que as especificidades de cada
região ou estado, julgadas pertinentes pelas IESP deverão ser acrescidas à
referida Matriz.
  A Matriz Curricular Nacional abrange: 
•        
Princípios
•        
Eixos da
Formação Policial
•        
Competências
e Habilidades  
•        
Malha
Curricular  
•        
Metodologia
n  Princípios Éticos
n  Compatibilidade
entre DH e eficiência policial
n  Compreensão
das diferenças
n  Princípios Educacionais
n  Flexibilidade,
diversificação e transformação
n  Abrangência
e capilaridade
n  Qualidade
e atualização permanente
n  Articulação,
continuidade e regularidade
n  Princípios 
Didáticos Pedagógicos
n  Valorização
do conhecimento anterior
n  Universalidade
n  Interdisiciplinaridade,
transversalidade e reconstrução dos saberes 
n      
Eixos da
Formação
n  Legal
n  Técnico
n  Ético
n 
Competências
e Habilidades  
n
Saber (pensar)
n
Saber ser (sentir)
n
Saber fazer (agir)
n Malhar curricular
n Núcleo
básico
n Metodologias
n
Desenvolvimento das Competências cognitivas,
operativas e afetivas
n
Transversalidade dos Direitos Humanos
n Conteúdos
como meio (possibilidade de construírem outros conteúdos)
n Prática de
ensino problematizadora que promovam a reflexão
n
Intencionalidade, intervenção e Feedback
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
SECRETARIA NACIONAL DE
SEGURANÇA PÚBLICA
Departamento de
Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança
Pública
SCN Q. 6, Torre. A, Sala 102,  Ed. Venâncio 3000 Cep: 70716-900 –
Brasília/DF
Telefone: (61) 2025-8985 Fax: (61) 2025-9262
Revisão
da Matriz Curricular Nacional 2012
Propostas
das Novas Malhas Curriculares (versão em estudo)
1. 
Malha Curricular Polícia Civil e Polícia Militar[1]
| 
ÁREAS TEMÁTICAS DA
  MATRIZ | 
DISCIPLINAS | 
OBSERVAÇÕES DOS
  GRUPOS DE TRABALHOS REALIZADOS EM 2011 | ||
| 
I | 
Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública | 
Estado, Segurança
  Pública e Complexidade Social | 
A inclusão dessa
  disciplina possibilitará abordar o contexto da América Latina, do Brasil e
  exigência do enfoque da polícia cidadã. | |
| 
Sistema de
  Segurança Pública no Brasil | ||||
| 
Fundamentos da
  Gestão Pública | 
Acrescentar no
  conteúdo noções de Gestão por Competência/ Gestão por Resultados. | |||
| 
Fundamentos de
  Gestão Integrada e Comunitária | ||||
| 
II | 
Violência, Crime e Controle Social | 
Abordagem
  Sócio-Psicológica da Violência e do Crime | ||
| 
Criminologia
  Aplicada à Segurança Pública | ||||
| 
Análise de Cenários
  e Riscos | ||||
| 
III | 
Conhecimento Jurídico | 
Fundamentos
  Jurídicos da Atividade Policial | 
Retirar o termo
  cultura da área e modificar o nome da disciplina. | |
| 
IV | 
Modalidades de Gestão de Conflitos e Eventos Críticos | 
Prevenção, Mediação
  e Resolução de Conflitos | ||
| 
Resolução de
  Problemas e Tomada de Decisão | ||||
| 
Gerenciamento
  Integrado de Crises e Desastres | ||||
| 
V | 
Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador | 
Relações Humanas ou
  Interpessoais | ||
| 
Saúde e Segurança
  Aplicada ao Trabalho | 
Prevenção e uso
  indevido de drogas lícitas e ilícitas; 
Saúde e Psicologia
  das Emergências; 
Valorização
  profissional – compreensão do papel social;  
Uso do EPI. | |||
| 
Treinamento Físico  | ||||
| 
VI | 
Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública | 
Língua e
  Comunicação | 
Incluir no conteúdo
  comunicação com a mídia, enfatizando o sigilo à luz do CPP. | 
| 
Documentação
  Técnica  | 
Redação Técnica; 
Documentos,
  Formulários;  
O&M. | ||
| 
Tecnologias e
  Sistemas Informatizados | 
O conteúdo da
  disciplina telecomunicações seria abordado nessa nova disciplina, juntamente
  com Sistemas Informatizados. | ||
| 
Gestão da
  Informação | |||
| 
Inteligência
  Policial | |||
| 
VII | 
Cultura, Cotidiano e
  Prática Reflexiva | 
Direitos Humanos | 
Esta disciplina
  seria colocada nessa área e seu conteúdo deverá ser revisto para torná-lo
  mais operacional. 
Inserir as
  temáticas dos grupos vulneráveis. 
Enfoque para o
  profissional, seus familiares e das vítimas de crimes. | 
| 
Ética e Cidadania | |||
| 
*Diversidade
  Étnico-sócio-cultural | 
As questões de
  promoção da igualdade racial serão estudadas nessa disciplina. | ||
| 
Qualidade em
  Serviço | 
Essa disciplina
  será incluída com os seguintes objetivos: 
- Sensibilizar
  o profissional de segurança pública sobre a importância da prestação de
  serviços de qualidade, por meio da institucionalização dos seus princípios,
  com ênfase na participação das pessoas; 
-Inserir como
  conteúdo a importância da apresentação pessoal, bem como verbalização
  correta; 
- apoiar
  o processo de mudança de uma cultura burocrática para uma cultura gerencial,
  fortalecendo a delegação de competências, o atendimento humanizado ao
  cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a definição clara de objetivos, a
  motivação dos profissionais e o controle de resultados. | ||
| 
Vida Institucional  | 
Dar ênfase na
  instrução do profissional sobre a organização da estrutura da sua instituição
  e nos princípios de disciplina e hierarquia. 
Abordagem
  psicológica. 
Cultura
  organizacional, valores institucionais. | ||
| 
**Raciocínio
  Profissional | 
Abordar as competências de números: 31 a 39, 42, 43,
  58, 59, 61, 62, 63, 61., 49, 50, 66, 66.  | 
| 
VIII | 
Funções, Técnicas e Procedimentos em Segurança Pública | 
Estatística
  Aplicada | |
| 
Introdução à
  Análise Criminal | |||
| 
Preservação e
  Valorização da Prova | 
 Inserir como
  conteúdo o conceito e procedimentos inerentes à cadeia de custódia. | ||
| 
Atendimento
  Pré-Hospitalar | 
Esta disciplina
  mudaria de nome para abranger novos conteúdos voltados às necessidades
  trazidas pelas catástrofes e grandes eventos. | ||
| 
Uso Diferenciado da
  Força | 
A ementa dessa
  disciplina deverá ser revista em atendimento a Portaria Interministerial no.
  4.226 de 31 de dezembro de 2010. | ||
| 
Defesa Pessoal | |||
| 
Abordagem | 
Pessoas (rotina,
  suspeito e criminoso); 
Veículos; 
Locais; 
Equipamentos;  
Comunicação e
  tratamento humanizado. | ||
| 
Direção Defensiva  | |||
| 
Prevenção de
  Crimes: fundamentos, planejamento e implementação | 
Disciplina de
  caráter técnico que trata: (i) dos princípios e fundamentos da prevenção
  criminal no âmbito da segurança pública; (ii) das modernas e principais
  abordagens prevencionais contra o crime, a violência e a desordem; (iii)
  princípios, técnicas e mecanismos de planejamento, implementação e avaliação
  de programas, projetos e ações de prevenção. | 
 
 
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