quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aula de campo do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais da PMRN

Saudações Internautas!

Um pouco assoberbado de atividades não temos tido muito tempo para nossas postagens semanais! Mas prometemos nos esforçar um pouco mais (nem que seja depois das 23h!!!!)

Bom chega de papo e vamos ao que interessa....

Nesta manhã de quarta-feira (08), realizamos um aula de campo com os futuros oficiais da PMRN, tendo em vista que sou instrutor/professor da disciplina de Teoria de Policiamento Comunitário, do último ano de graduação dos 16 (dezesseis) cadetes da Academia Cel Milton Freire de Andradre (APM-RN).



Alunos Oficiais visitam bases comunitárias na Zona Norte

A aula fora previamente agendada com o Maj PM Manoel Kennedy do Nascimento, comandante do 4º BPM, situado na zona Norte de Natal e responsável pelo gerenciamento do Programa Comidade em Paz naquela área da capital.

A disciplina tem uma carga horária de 45 h/a, sendo realizada através de um encontro semanal, de quatro h/a, às quartas feriras, tendo como objetivo:

Precípuo:
Promover no discente a compreensão da acepção moderna de Polícia Comunitária como filosofia de polícia e de policiamento, habilitando-o ao final da disciplina a aplicar os conhecimentos apreendidos como estratégia organizacional; e

Específicos:
  1. Possibilitar ao Aluno Oficial a apreensão de um referencial sociológico básico que auxilie o estudo da realidade sócio-comunitária, funcionando de forma assistencial no  desempenho da carreira miliciana e no seu intrínseco relacionamento com as comunidades;
  2. Contextualizar historicamente o surgimento e o desenvolvimento da Polícia Comunitária, relacionando as questões empíricas do cotidiano com referencial teórico da disciplina; e
  3. Levantar hipóteses dos possíveis obstáculos que ocorrem na implementação dessa estratégia organizacional, de modo que contribuam na identificação de parâmetros relevantes a serem considerados na análise crítica da atividade policial militar e implementação ou gerenciamento da polícia interativa.

Principais temáticas desenvolvidas em sala:

Conceitualização de comunidade; Sociologia da violência e do crime; Evolução do sistema policial: gênese histórica; Doutrina de polícia comunitária; Origem do PM no seio da sociedade; O PM e os limites da lei; Experiências de polícia comunitária: internacional, nacional e local; Planejamento: gestão pela qualidade em segurança pública; Mobilização social; Técnicas de mediação de conflitos; Elaboração, implementação e gerenciamento de projetos em Polícia Comunitária.

A aula contou com uma palestra do comandante do Batalhão, que falou acerca do Programa Comunidade em Paz, que é contemplado com os projetos Rondas Cidadã, Base Integrada de Polícia Comunitária e o Patrulhamento Inteligente, projetos esses que tiveram seus planos-pilotos lançados no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que segundo estatísticas avaliativas da SESED  têm diminuído os índices de criminalidade naquele bairro.

Após a preleção foram visitadas as Bases dos conjuntos Santa Catarina (primeira base de polícia comunitária, no estado)[1], Planície da Mangueiras, Parque dos Coqueiros e Jardim Progresso.

Como estudo comparativo serão realizadas outras duas visitas, sendo a primeira na zona Oeste, onde a responsabilidade do policiamento comunitário é do 9º BPM, que foi o precursor na implematação dessa filosofia   no RN, quando tinha a frente como comandante, o então Tenente Coronel Araújo Lima, um dos primeiros estudiosos no assunto, aqui no estado[2]. Posteriormente, pretende-se visitar o 5º BPM que atua na zona Sul de Natal, com a mesma finalidade.

Estavam também presentes, o idealizador do projeto do Patrulhamento Inteligente, o Sargento PM Vantuil  Carvalho, especialista em polícia comunitária e atualmente assessor da SESED, bem como o atual gestor do Policiamento Inteligente, na zona Norte o Ten Avelino. 

Por fim, mas não menos significativo, tentar-se-á agendar uma entrevista coletiva (a ser realizada pelos terceiranistas) com o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social,  Dr Aldair da Roha, diga-se de passagem, um dos fomentadores  e entusiastas do programa em comento.

O registro da referida aula também pode ser acessado no site oficial da PMRN, através desse link: http://www.pm.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesed_pm/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=33051





[1] BANDEIRA, Flávio Roberto; NASCIMENTO, Manoel Kennedy; SILVA, João Batista da. Polícia comunitária no Rio Grande do Norte: estudo-relato da implantação do policiamento comunitário nos conjuntos habitacionais  Sta. Catarina, Panatis e Soledade I. 2003. 47f. Monografia (Especialização) - Departamento de Ciências Sociais Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
[2] Idem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário