segunda-feira, 21 de novembro de 2011

20 de novembro, dia da Consciência Negra!!!

Excetuando-se os programas que foram exibidos na TVE (em algumas capitais, TVU), nada foi falado acerca do dia da Consciência Negra!

Nesse aspecto, consideramos uma grave violência contra a Cultura Brasileira, pois ao passo que não evidenciamos, na mesma proporção relegamos nossa História e nossas tradições ao esquecimento. Mas, certamente muito da cultura de outros povos foi exaltado nesse dia, especialmente através da cultura globalizante, que nos é empurrado de garganta abaixo, através dos aparelhos midiáticos, que só visam o capital e a "embecilização" da sociedade!

Como diria Arnaldo Antunes: "A televisão me deixou burro de mais!...

A sociedade brasileira, urgentemente precisa revitalizar os seus valores!

Em nível local, tivemos a V caminhada histórica de Natal (divulgada aqui neste espaço). Quase não houve divulgação e participação no dia foi baixíssima. Pouco mais de mil pessoas compareceram ao evento. Lamentamos!!!

Mas, o Carnatal vem aí. Uma enormidade de dinheiro que as pessoas gastam  (que inclusive utiliza a estrutura pública em prol de um evento, eminentemente, particular) para participarem dessa festa dita popular, mas é, por excelência, excludente, e que em momento algum privilegia a cultura e os artistas locais...

Logo abaixo segue uma belíssima postagem sobre Zumbi e a Consciência Negra, a qual nós rendemos nosso respeito e exaltação!




Zumbi líder do quilombo dos Palmares
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
Amélia Hamze 
Profª da FEB/CETEC
ISEB/FISO-Barretos
ahamze@uol.com.br

http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm, este é o endereço eletrônico da postagem original.

Como de praxe, sempre postamos também um vídeo fazendo referência ao assunto em comento. Desta 
feita, gostaríamos de postar "Kizomba, Festa da Raça, 100 anos de Liberdade, Religião ou Ilusão/ Lenda Carioca os Sonhos do Vice-Rei", (por, Emílio Santiago), mas infelizmente não encontramos o vídeo disponível on line.

No entanto, o que segue abaixo também tem relevância significativa na História e na Consciência Negra, no Brasil e, que infelizmente, poucos conhecem, e a própria Marinha do Brasil, não fala acerca desse evento: A revolta da chibata, que teve como o principal líder, João Cândido, "O almirante Negro".

Na voz de João Bosco, em homenagem a Zumbi e a João Candido!!!




Para saber mais leia: PASSOS, Eridan Maria Veloso de. João Cândio: o herói da ralé. 1ª edição. São Paulo: Expressão popular, 2008, 104 p.

4 comentários:

  1. Bem interessante a postagem, pois além de nos mostrar fatos históricos e culturais do Brasil, nos mostra como nossa sociedade está "elevando" seu nível de conhecimento e cultura.

    ResponderExcluir
  2. Segundo o último censo do IBGE o número de pessoas que se consideram negros e pardos no Brasil já ultrapassa 50% da população Nacional. No entanto,o preconceito continua latente na sociedade e demonstrado claramente por esse descaso e esquecimento por parte da mídia e de programação estatal de eventos culturais ou outras coisas que o valham com relação ao tema na data em questão. O esquecimento e ou descaso por si só, já se configura em preconceito racial no país.
    Uma das maneiras de amenizar a discriminação histórica ocorridas no Brasil,é adoção de políticas afirmativas já implantadas com o objetivo de diminui-la a longo prazo e proporcionando mais oportunidades para essa camada da população historicamente excluída. É por isso que defendo um sistema de cotas nas universidades considerando que a sociedade brasileira manifesta sim RACISMO, que os comportamentos racistas difundidos no tecido social e na cultura fogem do controle social, por isso é que a cota obrigatória se confirma como uma garantia de acessos aos espaços e setores da sociedade até hoje majoritariamente ocupados por brancos.

    Abraços á todos.

    ResponderExcluir
  3. Hello little boy!

    Thanks so much for your comments!
    Infelizmente, a maioria da população brasileira não tem acesso a informação de qualidade, pois o maior portal de informação do país ainda é a TV.
    E na que é gratuita meu caro, na maioria das vezes que a informação chega, é distorcida.
    Por fim, resta-nos alguns canais educativos que ainda são gratuitos. Por isso, a importância de espaços como este e outros que possam trazer alguma informação mais elaborada, sendo divulgada entre amigos e, dependendo do nível de articulação, pode alcançar milhões de pessoas.

    Thanks for all and please share this information with your friends!

    ResponderExcluir
  4. Saudações meu Caro Janilson!!

    Como prometido, jamais poderia deixar de postar um matéria sobre o dia da Consciência Negra.

    Como afirmei no comentário acima,locus como este e outros têm importância significativa na tentativa de resgate social dessa etnia, bem como índios, judeus, enfim, àqueles que de uma forma ou de outra foram historicamente massacrados, como você muito propriamente asseverou.

    Contrariamente, contra uma parcela importante da sociedade brasileira, também sou a favor de algumas ações afirmativas, dentre as quais se inserem as quotas para acesso às universidades pública. Lógico, essa certamente não é a melhor saída, mas para um povo que desde sempre viveu à margem, é uma possibilidade de participar não como coadjuvante, mas como sujeito co-partícipe de uma sociedade que ele ajudou a construir e que infelizmente não o reconhece.

    Nessa mesma perspectiva, enfatiza-se que medidas assessórias devem ser implementadas (como por exemplo, a transformação do ensino público - fundamental e médio, com raras exceções, em um ensino de qualidade), para que num futuro não muito longe não seja mais necessário o instrumento das cotas para acesso à universidade, podendo-se exigir uma disputa igualitária, sem esse discurso demagogo (atual) que o acesso ao ensino superior deve ser por mérito. Mas que mérito, se a maioria da população brasileira e aí eu enfatizo, não apenas os afrodescendentes, mas todos os excluídos (negros, índios, pobres, etc.), que recebem uma educação de péssima qualidade.

    Ad sumus!

    ResponderExcluir