domingo, 5 de janeiro de 2014

Estatística sobre apreensão de armas no RN

Buenos dias! Saludos a todos!

Entre um feriado e outro um  rato para leer el periódico e vejo que as notícias sobre la seguridad não são nada animadoras!

Segue logo abaixo uma matéria que trata do aumento no índice de apreensão de armas. Então, indaga-se! Será que deveríamos estar contentes visto que mais armas estão saindo de circulação?

Por este prisma sim, mas analisemos por outra ótica e muy trempano percebemos que, como assevera o Comandante Geral da PMRN (conforme reportagem citada) muitas dessas armas, senão a maioria, delas são de contrabando (chama-se atenção para a problemática das nossas fronteiras continentais) e outra parcela significativa são de procedência legal, isto é, de pessoas que adquiram tal armamento de forma legal (quer sejam cidadãos que têm essa prerrogativa, quer seja da sociedade em geral, que as adquirem em lojas especializadas, cumprindo todo rito legal).

Nessa perspectiva chamo atenção que urge, por parte do Estado, bem como da sociedade brasileira, a a adesão e implementação  de políticas e campanhas que fomentem uma cultura de paz, pois o que está posto nas estrelinhas da inoperância do poder público é que cada um precisa deter os seus próprios meios de defesa pessoal - sobrevivência. O que lamentavelmente as estatísticas (click aqui e veja o estudo sobre o tema) comprovam ser um terrível engano!

É importante ler com atenção e decodificar o que estar por trás desse estado de inércia do Estado, do lobby das fábricas e das pseudo boas intenções dqules que se "beneficiam" desse estado de coisas!


Apreensão de armas cresce 21,7 por cento

Publicação: 05 de Janeiro de 2014 às 00:00

Vinícius Menna e Felipe Galdino
repórteres

O número de apreensões de armas pela Polícia Militar apresentou crescimento no comparativo de 2013 com o ano passado. Dados da PM mostram que houve aumento de 21,7% no número de armas recolhidas. Enquanto em 2012 a corporação apreendeu um total de 735 armas, esse número subiu para a casa de 895 em 2013. A capital potiguar concentra quase que 80% das apreensões.

De acordo com o coronel Francisco Araújo Silva, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, apesar de abranger poucos municípios, a região próxima da capital acaba registrando maior número de apreensões de armas por abrigar 45% da população do Estado, situação que coloca a região como zona de influência do turismo, do comércio e de serviços, atraindo as ocorrências.

Para o coronel Araújo Silva, o número de apreensões tem crescido todos os anos no RN em decorrência dos “descaminhos das armas”. Outro fator para esse aumento, segundo ele, é a facilidade para comprar armas fora do país e depois entrar com elas no Brasil.
emanuel amaralArmamento de vários calibres e procedências diferentes: há desde importadas até armas da polícia e das Forças ArmadasArmamento de vários calibres e procedências diferentes: há desde importadas até armas da polícia e das Forças Armadas

“Nós apreendemos muitas armas que não são de fabricação nacional, de diversos calibres, da mesma forma que tem armas que pertencem a órgãos de segurança pública e das forças armadas. São casos em que as quadrilhas acabaram roubando as armas de policiais ou de integrantes das forças armadas”, analisa Araújo.

Para o comandante da PM, as armas vem de outros países, de contrabando de armas e também de locais onde são roubadas, como lojas. “Elas entram no estado por parte marítima e terrestre. No tocante à Polícia Militar, nós fazemos as blitze, mas o controle da entrada de arma também depende do Exército e da Polícia Federal, nas fronteiras, e do controle do mar, que cabe à Marinha. À PM cabe o policiamento ostensivo, fazendo as apreensões que chamamos ‘no varejo’, mas não fazemos a apreensão no grosso mesmo, que é quando elas entram no estado”, avalia.

De acordo com o coronel Araújo, há grande incidência de apreensões de armas entre jovens de até 17 anos. “Muitas vezes, numa ocorrência onde tem quatro ou cinco pessoas e que tem adolescentes no meio, os que tem mais de 18 anos entregam as armas para os adolescentes porque sabem que  a penalidade é menor. A lei é mais atenuante para o adolescente”.
emanuel amaralAs armas apreendidas ficam na PM até conclusão do JudiciárioAs armas apreendidas ficam na PM até conclusão do Judiciário

As apreensões também são feitas com frequência entre duplas em motocicletas. “Existe um modus operandis dos delinquentes que, em dupla, numa motocicleta, praticam homicídios ou assalto à mão armada, um pilotando e outro com a arma ou os dois armados”, explica  Araújo.

“Quando se aborda dois numa motocicleta, muitas vezes se consegue encontrar arma porque um ou os dois estão armados. Em abordagens de atitude suspeita, eles estão com arma e na iminência de praticar um assalto” explicou ainda.

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/apreensao-de-armas-cresce-21-7-por-cento/271009

Referência:
ZAVERCUCHA, Jorge. (In) Segurança pública e a ordem social. Recife: Ed Universitária, 2007.


 E para reflexão que tal este clip do Rappa!?
Hasta pronto hermanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário