domingo, 13 de janeiro de 2013

Um pouco de leitura variada

Saudações Caríssimos internautas!

Raramente consigo ler apenas um livro por vez, visto que às vezes a leitura fica deveras sacal!

Desta feita estou com três, a primeira comecei há um certo tempo, por indicação de um colega de trabalho e profundo conhecedor da temática do Cangaço, o historiador nato da PMRN, o Cel Ângelo. O livro nada mais é do que o célebre:


Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo No Nordeste do Brasil
Guerreiros do Sol - Violência e Banditismo No Nordeste do Brasil
Editora: Girafa
"Guerreiros do Sol", em sua segunda edição, é um dos mais abrangentes e profundos estudo sobre o cangaceirismo, abordando o tema sob vários ângulos, que vão do seu condicionamento socioeconômico à análise do arcaísmo cultural em que seus comportamentos têm como base.
    

Como a própria ficha do livro assegura, é um dos mais interessantes e respaldados estudos sobre o cangaço da atualidade, pois não aborda apenas os seus principais personagens, mas esmiúça esse fenômeno sob os aspectos sócio-histórico-político-econômico-cultural, dente os quais o cangaço como "meio de vida, como vingança e o último como escudo étnico.

A leitura é fantástica e fundante para quem deseja conhecer um pouco História do Brasil e, alargando um pouco o entendimento, dos primórdios da (in)segurança pública no país!  

Em seguida um livro que comprei para presentear em um amigo secreto, porém gostei e acabei ficando com ele para ler, que é:

O livro joga luzes sobre fatos um tanto quanto obscuros ou que receberam tratamento acadêmico tão padronizado nas escolas Brasil afora que até hoje em dia são tratados como verdades inquestionáveis.
O autor, o jornalista Leandro Narloch, não escreveu nada muito diferente do que qualquer aluno que cursou nos últimos anos – ou está cursando – uma boa cadeira de História não tenha ouvido ou até mesmo discutido em sala de aula com os colegas e professores.


A intenção de Narloch foi reunir diversas pesquisas revisionistas e apresenta-las em um texto de fácil leitura e que realmente te prende pelas páginas. Estes trabalhos revisionistas começaram a pipocarnos meios acadêmicos em meados da década de 1990, e nada mais são do que pesquisas mais aprofundadas sobre os mais variados temas, desde o relacionamento dos nativos com os europeus lá no século XVI até as discussões sobre o que era samba e o que era jazz ou marcha no início do século XX… e, é óbvio, dentro desta discussão tentar descobrir quem realmente inventou o samba.
Fonte:http://www.historiazine.com/2011/01/resenha-o-guia-politicamente-incorreto.html

Por fim, mas não menos importante uma monografia, ainda no prelo, escrita pelo meu colega Cap Bandeira, que trata da temática da corrução policial, altamente recorrente ontem e hoje, infelizmente nas nossas rotinas das agências policiais. O título é: Corrupção policial Militar: uma análise crítico-reflexiva acerca dos fatores que fomentam este fenômeno.
De antemão já adianto que convidei o nobre colega para que possamos submeter o trabalho para publicação como artigo, na Revista Brasileira de Segurança Pública, na qual já tenho um  publicado.
Espero que tenham apreciado as dicas! E para não sair do ritmo um belo clip com Zé Ramalho!




See you soon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário