sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dica cultural!!! Teatro do inconsciente...


Saudações internautas!!! 








Segue em abaixo uma belíssima dica cultural... afinal de contas, educação não apenas àquela formal, ela se dá através de várias formas de interação do convício social. E o theatre, é uma dessas formas, of course!!!




Em cartaz amanhã, o espetáculo Variações Freudianas: O Sintoma mistura teatro, música, dança e psicanálise
Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br 





Peça é inspirada em casos estudados por Freud e terá única sessão no TAM, amanhã Foto: Variações Freudianas/Divulgação
Quer saber o que tanto Freud explica? A peça Variações Freudianas: O Sintoma, mistura teatro e psicanálise para discutir as descobertas insconscientes do sintoma: paixões, traumas, conflitos, desejos sexuais, fobias... A intenção da peça é trazer à realidade o que está escondido no plano inconsciente. Idealizada pelo psicanalista Antonio Quinet e encenada pela diretora e coreógrafa Regina Miranda, a peça é inspirada em casos estudados por Freud e sintomas contemporâneos, e ficará em cartaz apenas neste sábado, no Teatro Alberto Maranhão, às 20h.

A dramaturgia cênica é desenvolvida simultaneamente em dois planos: o da realidade e o do Inconsciente. O sonho invade a realidade que se confunde com a fantasia. Os sintomas dos personagens expressam o ponto de contato entre esses dois planos. A peça usa a linguagem de teatro coreográfico. As cenas dialogam com a composição musical barroca e contemporânea. Em um plano, um psicanalista profere conferência sobre sintomas neuróticos. No outro plano, pacientes inspiram e encorpam os medos e conflitos inicialmente observados por Freud e presentes até hoje nos consultórios e na vida.

São encenadas situações de sonambulismo, pânico, fobia, histeria, obsessão, compulsão e a repetição de rituais neuróticos. Temas atuais, como a tendência ao uso indiscriminado de remédios psiquiátricos; a insatisfação feminina, a resistência ao compromisso amoroso e desejos que povoam o inconsciente, presentes em sonhos, fantasias e delírios, circulam cenicamente entre o trágico e o cômico, compondo um mosaico de diversas cadeias e fluxos, que se entrelaçam. Em seguida, o público participa de uma conferência dramatizada que descortina o teatro do Inconsciente.

Serviço
Variações Freudianas: O Sintoma
Local: Teatro Alberto Maranhão (Ribeira)
Data e hora: sábado, às 20h
Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia)
Vendas: La Femme Lingerie (3646 3292) ou na bilheteria do TAM (3222 3669)
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário