terça-feira, 27 de setembro de 2011

Educação no trânsito II!!! Precisamos dela!!!!



Há algumas semanas, postamos um vídeo sobre educação, ou melhor a falta desta, quando estamos, tanto conduzindo veículos, ou como pedestres. Nesse aspecto, muitos acidentes têm ocorrido, quer seja por imprudência de  um, quer seja, pela dos outros.
Porém, quando o assunto é trânsito, os problemas não são causados apenas pelos condutores e pedestres, mas também pelos órgãos públicos que não educam, nem tampouco fiscalizam o convívio desarmônico entre as partes...  
Logo abaixo segue uma matéria do DN, desta data que demonstra o caos existente em alguns pontos de Natal, em particular as áreas comerciais..



Nesse aspecto, não há educação, fiscalização, nem tampouco infraestrutura, que seja promovida pelos órgãos públicos, quer seja, pelo setor privado, haja vista, como preceitua o Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme DN:
Não é novidade que o tráfego de carros no Alecrim, maior centro comercial do Estado, é intenso. Ultimamente, no entanto, o problema parece piorar. Os motoristas que trabalham, estudam, compram ou simplesmente trafegam pelo local estão com várias manias que irritam os comerciantes do bairro centenário. Estacionar em filas duplas, parar a menos de cinco metros das esquinas, obstruir o canteiro central, parar na frente das garagens e em locais onde é proibido estacionar. Todas são infrações passíveis de multas que variam de R$ 85 a R$ 191, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Carros estacionados no canteiro central da Avenida 10 são problema recorrente Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
O problema ocorre especialmente no quadrilátero que fica no cruzamento das avenidas Presidente José Bento (antiga Avenida 3) com a Rua dos Paianazes (antiga Avenida 10). "O comércio só cresce e falta estacionamento. As pessoas se sentem obrigadas a parar no meio da rua para fazer suas compras", constata a gerente de loja Rejane Penha, que trabalha nas imediações. "Os agentesde trânsito da prefeitura aparecem de vez em quando, mas apenas para multar. O ideal seria orientar quem está errado", disse.

Gilton Rocha, também comerciante, afirma que se sente irritado ao ver a falta de consciência dos motoristas quando eles, por falta de respeito às regras de trânsito, dificultam o acesso aos estabelecimentos comerciais. "Quem tem educação para aonde é o correto parar. Quando o cliente quer comprar aqui na loja é preciso paciência pra esperar uma vaga, e muitas vezes não consegue porque tem gente mais impaciente por trás apitando. Ou seja, falta paciência e educação no trânsito", constata.

Por dia, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) aplica entre 10 e 15 multas de trânsito no trecho. O Diário de Natal convidou o diretor de engenharia de trânsito da secretaria, Valter Pedro da Silva, para ir ao local. Em pouco mais de meia hora, pelo menos quinze motoristas fizeram manobras erradas. "E ninguém pode alegar que desconhece as leis de trânsito. Para retirar sua carteira de motorista é preciso estudar o Código de Trânsito Brasileiro. O trecho é todo sinalizado, mas basta o nosso agente de trânsito sair um pouquinho pra tomar um lanche que as infrações voltam a ocorrer", revelou. "Nossos agentes sinalizam que eles estão errados, e só aplicam multas quando o condutor está ausente do veículo".

Para ver na matéria completa siga o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário