quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mostra de cinema africano na UFRN!!!

Bonjour mes amis!!!


Segue abaixo a programação da I Mostra de cinema africano da UFRN.


O evento será uma ótima oportunidade para que nos aproximemos da Mama África, conhecendo um pouco sobre sua cultura, problemas políticos e sociais e conflitos internos.


Moi, j'eime le cinéma...et vous? 

  Inscrições no local
    (com emissão de certificado de participação)

   www.navis-ufrn.blogspot.com

Núcleo de Antropologia Visual
UFRN



      REALIZAÇÃO

Organização:
Lisabete Coradini  (Coordenadora do NAVIS)
Marília MeloThiago Freire
João Paulo Co
Cristina Ferreira
José Duarte




I FESTIVAL DE FILMES AFRICANOS


O primeiro festival de filmes africanos é um evento promovido pelo NAVIS (DAN- UFRN). Os filmes exibidos fazem parte do acervo de documentários e películas de ficção, gentilmente cedidos pela Aliança Francesa. O NAVIS vem desenvolvendo pesquisas sobre cinema africano, com o objetivo de discutir e divulgar essa produção cinematográfica desconhecida do grande público. O festival pretende trazer questões que ocupam o centro de muitos debates: multiculturalismo, hibridismo, diáspora, tradição e modernidade.  A importância do festival se dá dentro do contexto de políticas do governo federal, Lei 10639/2003, que vem incentivando o ensino da cultura e da arte afro-descendente e africana nas escolas de ensino básico e médio. Após a exibição haverá debate aberto ao público.


Caixa de texto: 07 à 11 de NOVEMBRO DE 2011
16 às 22 hs
07 08 09 (AUDITÓRIO DO NEPSA)
10 e 11 (AUDITÓRIO ANEXO BCZM)
07 à 11 de NOVEMBRO DE 2011 - 16 às 22 hs
07 08 09 (AUDITÓRIO DO NEPSA - UFRN)
10 e 11 (AUDITÓRIO ANEXO BCZM - UFRN)



 PROGRAMAÇÃO DOS FILMES

SEG 07/11

Tilai (França/Burkina Faso,1990) 81’
De Idrissa Ouedraogo.
Saga volta a aldeia depois de uma ausência de dois anos. Muitas coisas mudaram. Sua noiva Nogma é agora a segunda esposa de seu pai, mas Saga e Nogma ainda se amam. Transgredindo as leis, os dois jovens têm um caso. Kougri, seu próprio irmão, é designado para matá-lo, mas deixa o irmão escapar e Saga refugia-se junto a uma tia, onde Nogma vai viver com ele. Eles vivem felizes até o dia que Saga fica sabendo que a mãe está morrendo. Ele decide então voltar para a aldeia.
Horário: 16:00hs  - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Souko (França/Burkina Faso, 1998) 31’
De Issiaka Konaté.
As crianças, apaixonadas por cavalos e cinema, fabricam uma câmara de cinema em papelão. Durante a sessão, um cavalo mágico branco aparece na tela. Nesse instante, sonho e realidade se misturam, e na escola da pequena cidade de Bobo-Dioulasso forma-se uma grande desordem.
Horário: 17:35hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Identidade (França, 1998) 97’
De Mwenze Dieudonné Nagangura.
Mani Kongo, o velho rei de uma província congolesa, decide partir em busca de sua filha, Mwana, que ele mandou para a Bélgica aos oito anos para estudar, e de quem ele está sem notícias há anos. O rei, que não quer abrir mão de suas tradições, vai cruzar com personagens como Chaka-Jo, jovem mestiço belgo-congolês e falso motorista de táxi sem documento de estadia, Viva Wa Viva, jovem elegante que se apossa de seu dinheiro, ou ainda Noubia, jovem cantora iluminada e solitária... Mani Kongo volta para casa com Mwana e Chaka Jo, mas será que o regresso a África permitirá a estas personagens 'sem lenço e sem documento' se reconciliarem com eles próprios?
Horário: 18:19hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

TER 08/11

As Ruas de Casa Blanca (França, Belgica, Marrocos, 2000) 90’
De Nabil Avouch.
Ali Kwika, Omar e Boubker são meninos de rua. Apesar das dificuldades do cotidiano, uma amizade indefectível os une. Ali é logo morto durante uma briga entre bandidos rivais. Seus três amigos agora terão um único objetivo: dar-lhe o enterro que ele merece. Contarão com a ajuda de um adulto, um pescador que tinha ficado amigo de Ali.
Horário: 16:00hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

O Sobrinho do Pintor (França/Burkina Faso, 1989) 29’
De Moustapha Dao.
Ali, um menino de 11 anos, vive em um pequeno vilarejo de Burkina-Faso. A lebre, a hiena e pequenas criaturas mascaradas vivem no mundo mágico descrito a Ali por sua avó. Para recompensá-lo por seus bons resultados escolares, o pai de Ali lhe dá de presente uma viagem para a cidade grande. O que ele encontra lá o assusta, e ele volta ao vilarejo feliz por retornar às fábulas da avó.
Horário: 17:40hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

Poeira Urbana (França/Congo/Senegal, 2001) 52’
De Moussa Touré. Documentário.
O filme começa com uma imagem surpreendente: sete crianças esfarrapadas vão saindo de debaixo dos tabuleiros em um mercado de Brazzaville, onde passaram a noite. Moussa Touré os descobre e passa a registrar suas perambulações pela cidade, atrás de comida e de pequenos biscates. Aproveitando sua aproximação com as crianças, o cineasta resolve reintegrá-los a suas famílias. Mas o caminho de volta está cheio de dificuldades que revelam o estado da sociedade congolesa.
Horário: 18:20hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

QUA 09/11

Heremakono. Esperando a Felicidade (França/Mauritânia, 2002) 95’
De Abderrahmane Sissako.
Abdallah, um menino, encontra sua mãe em Nouadhibou, cidadezinha da costa da Mauritânia, enquanto esperam para viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, cuja língua não entende, tenta decifrar o mundo que o rodeia: Nana, mulher sensual que tenta seduzi-lo, Makan, que quer partir como ele, Maata, ex-pescador transformado em eletricista e seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra que o ajudará a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos cruzam-se e descruzam-se, enquanto os olhares fixos no horizonte esperam uma felicidade hipotética.
Horário: 16:00hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA


O ovo (França/Burkina Faso, 1991) 17’
De Moustapha Dao.
Para seu desespero, o rei da selva, o leão 'Weogo-Naba', só tinha filhas fêmeas. Um dia sua esposa dá luz a um ovo. O leão vai atrás de uma esposa para seu novo filho, mas essa fica muito desapontada ao ver que o futuro marido está em um ovo... Ela decide então usar magia para fazê-lo sair do ovo.
Horário: 17:45hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA
Memória entre duas margens (França/Burkina Faso, 2002) 90’
De Frédéric Savoye. Documentário.
Fréderic Savoye e Wolimité Sié Palenfo revisitam a história da colonização francesa na região Lobi, a sudoeste de Burkina Faso. Nessa região, aldeias e famílias ainda estão marcadas pela lembrança desse período doloroso. Comparada aos arquivos dos administradores coloniais, a tradição oral permite restaurar cerca de um século de história, desde a chegada dos primeiros brancos até os dias de hoje. Através de depoimentos transmitidos de geração em geração, o filme desenvolve uma reflexão crítica a respeito da colonialização e suas conseqüências individuais, sociais e religiosas.
Horário: 18:10hs - Local: auditório do NEPSA/CCSA

QUI 10/11

Contos Cruéis de Guerra (França/Congo/Mauritânia, 2002) 51’
De Ibea Atondi, Karim Miské. Documentário.
Através da narração de uma volta ao Congo-Brazzaville, seu país natal, Ibea Atondi lança um olhar singular sobre as guerras da África contemporânea. Fascinada com a loucura assassina de Mignon, um miliciano destruído pelo álcool e pela droga, a narradora tenta descobrir os mecanismos que o levaram, ele e seus companheiros, a perder toda a dignidade humana. Para evocar o horror da guerra, não há imagens de violência, mas um trabalho metafórico apoiado pelos depoimentos de vítimas e carrasco.
Horário: 16:00hs – Local: BCZM auditório anexo

A Criança Terrível (França/Mali, 1993) 12’
De Kadiatou Konaté.
A história de um menino danado, que é capaz de falar, comer e andar no dia de seu nascimento. Alguns dias depois, ele encontra seu irmão e o encaminha para suas aventuras e maldades.
Horário: 17:00hs - Local: BCZM auditório anexo

Drum (França/África do Sul, 2004) 104’
De Zola Maseko.
Drum é um filme sobre a vida de Henry Nxumalo, jornalista de investigação famoso nos anos 50 em Sophiatown, bairro símbolo da resistência cutltural em Joanesburgo. Ele trabalha em uma revista negra da moda, Drum, verdadeira arma de mídia na época. Durante esta época, toda uma geração de autores, críticos, músicos e jornalistas exigentes sul-africanos surgiu e se expressou nessa resistência. Henry Nxumalo arriscou a vida denunciando as condições de tratamento dos negros que viveram e trabalharam durante os anos de segregação, apesar do assédio constante por parte das autoridades.
Horário: 17:40hs - Local: BCZM auditório anexo

SEX 11/11

O regresso de um aventureiro (França, 1966) 34’
De regresso de uma viagem aos Estados Unidos, um jovem nigeriano oferece aos amigos da sua aldeia equipamentos de cow-boys. A gangue vai perturbar a vida da aldeia e vai transformá-la em cidade de far west.
Horário: 16:00hs - Local: BCZM auditório anexo

Os cowboys são negros (França, 1966) 15’
Moustapha Alassane, cineasta nigeriano, realiza "Le Retour d'un" (O Regresso de um Aventureiro), primeiro western africano. "Os Cow-Boys São Negros" conta a historia da gravação deste filme de ação e de amor e mostra-nos como é tênue a fronteira entre a realidade e a ficção, o cinema e a vida.
Horário: 16:35 - Local: BCZM auditório anexo

Para Nós a Rua (França/Burikina Faso, 1989) 15’
De Moustapha Dao.
Na hora da saída da escola, as ruas acolhem as crianças e suas brincadeiras, fonte inesgotável de aprendizagens. Primeiros furtos, primeiros confrontos, primeiras emoções de amor, o futebol, o cinema, a dança, as comidas, a fabricação de jogos e instrumentos musicais, o comércio.. Toda a sagacidade das crianças burquinenses é mostrada em uma sequência de tiradas rápidas e bem-humoradas.
Horário: 17:00 - Local: BCZM auditório anexo




Como de praxe que tal relembrarmos o hit, que revelou nosso contemporâneo (nordestino) Chico César, para o Brasil e até fora dele!!!!


Agora o homem é importante (Pte. da Fundação da Cultura da Paraíba)


Mama África neles!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário