terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sistema penitenciário (parte II)

Algumas políticas públicas começam a ser implementadas no sistema prisional do estado. Muito embora sempre correndo atrás, tem início medidas para minimizar o estado de coisas que se encontrava o sistema carcerário, em que a capacidade de custodiamento dos presos já havia sido ultrapassada há muito tempo.

Noutra perspectiva, ratificamos que tão necessárias quanto a abertura de novas vagas nos presídios são outras políticas pertinentes que  construam possibilidades da não entrada nele. Em outras palavras, de nada  adiantará, ou pelo menos não suprirá o efeito retardado, caso o governo, a partir de ações articuladas não promova um plano de resgate social, sobretudo para as populações mais carentes (ROLIM, 2009).

Segundo dados recentes do IBGE cinquenta milhões de brasileiros vivem em pobreza extrema, e para que esse irmãos não se marginalizem mais do que já o são, tão significativo quanto construir mais cadeias, é construir mais escolas, e que nelas trabalhem mestres preparados e bem pagos, que nos bairros periféricos o Estado não entre apenas com o aparelho repressor  - a Polícia (ALTHUSSER, 1974).

Nesse mesmo sentido, que a cultura não seja algo inacessível a tais populações, onde quando muito, se não quase todas as pessoas só têm acesso ao cinema, através dos filmes piratas...


Please leia a matéria do DN, tire suas próprias conclusões e faça sua parte, pois uma democracia, só se efetiva de fato e de direito com a participação de todos, seja inclusive através desses novos veículos de comunicação que nos ajudam a refletir e a colaborar de alguma forma com a melhoria da nossa qualidade de vida. Visto que quanto menos pobreza, menos estratificação social e marginalização (MINAYO, 2006), mais paz social teremos!!!


Em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), foi iniciada na tarde desta segunda-feira (24) a transferência de 88 presos que estão dispostos em Centros de Detenção Provisória (CDPs) e cadeias públicas do RN.
A ação foi possível após a conclusão das obras complementares de águas e esgotos e a consequente liberação da justiça, na sexta-feira (21), do novo pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, no município do Nísia Floresta.


http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,68/2011/10/24/interna_politica,84044/novo-pavilhao-de-alcacuz-recebe-primeiros-detentos.shtml
Para ver a matéria completa visite o link acima:


Have a nice week and see you soon!!!

ALTHUSSER, Luis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. Lisboa, Presença, 1974.
MINAYO, Maria C. Cadernos de Saúde Pública – social violence from a public health perpective. Disponível em:<http://wwww.cielosp.org.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1994000500002>. Acesso em: 17 out. 2006.


ROLIM, marcos. A síndrome da rainha vermelha: policiamento e segurança pública no século XXI. Rio de janeiro: Jorge Zahar; Oxford, England: University of Oxford, Ceter for brazilian stadies, 2009.


PS.: sem antes criticar o estilo musical, vejam a profundidade da letra dessa música:


Nenhum comentário:

Postar um comentário